Por que idosos engasgam?

Eita vovô engasgou de novo.. É muito comum nos depararmos com esta queixa por parte de famílias que tem parentes com mais idade.

A chamada disfagia, definida como qualquer dificuldade na condução do alimento da boca até o estômago em todas as suas fases, é bastante comum, e tem no engasgo, um dos seus sinais mais evidentes.

Com o processo de envelhecimento, um indivíduo fica propenso a perder massa muscular, consequentemente, perde força na musculatura responsável pela deglutição.

O engasgo constante pode ser um sintoma de condições gastrointestinais, pneumologicas ou neurológicas graves. A causa mais comum desses engasgos costuma ser uma lesão na mucosa da faringe, causada por um refluxo gastroesofágico constante, devido a uma falha do esfíncter que liga o esôfago e o estômago.

Existem outras condições que podem estar ligadas ao engasgo:

Desidratação: circunstância que resulta quando o corpo perde mais água do que absorve. A desidratação diminui a salivação e aumenta a possibilidade de disfagia

Broncoaspiração: condição em que alimentos líquidos, saliva ou vômitos são aspirados pelas vias aéreas, causa comum de pneumonia em idosos.

Disfagia: é a dificuldade para engolir alimentos líquidos ou saliva em qualquer etapa do trajeto da boca ao estômago.

Idoso engasgado o que fazer?

No caso de obstrução das vias aéreas superiores por um elemento sólido a manobra de hainmilsh pode ser usada para o desengasgo.

Como fazer?

Se posicionar atrás da pessoa com asfixia, passar os seus braços em torno da cintura do paciente, fechar um dos punhos e colocar entre o umbigo e o processo xifóide, segurar o punho com a outra mão e aplicarar a compressão firme para dentro e para cima puxando com ambos os membros superiores bem para trás e para cima. Repetir a compressão 6 a 10 vezes conforme necessário, continuar até a obstrução ser resolvida ou ser possível obter uma via respiratória avançada.

Transportar o idoso até o pronto-socorro o mais rápido possível mesmo após a resolução bem-sucedida da obstrução das vias respiratórias e a retomada da respiração normal.

Alertas e erros comuns.

Não fazer a manobra se a pessoa asfixiando conseguir tossir com força ou respirar adequadamente.

Em pacientes obesos e mulheres no final das gravidez, usar trações torácicas em vez de trações abdominais.

A manobra de heimlich pode induzir vômitos, embora o vômito possa ajudar a desprezar corpo estranho traqueal, isso não necessariamente significa que a via respiratória esteja desobstruída.

Referência geral

American Heart Association: Basic Life Support (BLS) Provider Manual. Dallas, American Heart Association, 2016.

As informações sobre como desengasgar um idoso são ilustrativas conte sempre com um profissional qualificado e treinado.

Gostou do artigo? Clique no botão abaixo e solicite uma avaliação gratuita.

Artigos relacionados:

Doença de Alzheimer

Ter um cuidador de idosos com Alzheimer pode trazer diversas vantagens tanto para o paciente quanto para sua família. O Alzheimer é uma doença progressiva

Leia mais »

Paralisia cerebral

A paralisia cerebral é uma condição neurológica que afeta a capacidade de movimento e coordenação do paciente. Isso pode tornar a vida diária um desafio,

Leia mais »

Parkinson

O Parkinson é uma doença neurológica crônica que afeta principalmente a coordenação motora e os movimentos do corpo. Pessoas que sofrem dessa doença podem apresentar

Leia mais »
Scroll to Top

Para conseguirmos realizar a avaliação, precisamos apenas algumas informações.