A importância do atendimento humanizado.

Nos últimos anos, o setor da saúde passou por diversas mudanças tecnológicas. Novos exames, ferramentas, insumos e instrumentos foram aperfeiçoados na busca por diagnósticos e tratamentos mais precisos. No entanto, ao passo que as tecnologias evoluíram, as relações interpessoais, a comunicação e os vínculos foram deixados de lado, e são exatamente esses comportamentos que caracterizam o atendimento humanizado — uma das principais razões para garantir a satisfação dos pacientes.

Mas afinal, o que é atendimento humanizado?

De forma geral, o conceito de humanização na saúde diz respeito a práticas e recursos voltados para a ampliação do relacionamento entre profissionais e cidadãos. Entender o sofrimento de quem está sendo atendido, bem como contar com suas opiniões, é um dos pontos-chave de um trabalho que leva em conta a totalidade do indivíduo para além da enfermidade.

Parar e ouvir o paciente é um exemplo de atividade que coopera para a humanização dos processos colaborativos de profissionais como muidadores de idosos em ambientes hospitalares e residenciais. A tarefa pode parecer fácil, mas a sobrecarga da rotina dos profissionais dificulta a aproximação entre os sujeitos e acaba endurecendo o olhar diante das angústias do outro. Sua importância vem justamente daí.

Além disso, pode-se dizer que o atendimento humanizado une ocomportamento éticoe conhecimento técnico para oferecer os cuidados com o cliente, ou nesse caso com o paciente. Por isso, o atendimento deve ser construído a partir doambiente organizacionalda instituição.

Segundo o Ministério da Saúde, a humanização é a valorização dos usuários, trabalhadores e gestores no processo de produção de saúde, por meio da criação de vínculos solidários, da responsabilidade compartilhada e da participação coletiva nos processos de trabalho, objetivando a mudança na cultura da atenção aos pacientes.

Reconhecendo um atendimento humanizado.

Quando há a fragilização da saúde, a pessoa passa por diversas emoções e situações inesperadas. Nem sempre o paciente está preparado para lidar com isso; portanto, receber um tratamento humanizado será de suma importância.

Para saber quando a instituição adota medidas que visam o cuidado mais humano com o usuário, é importante observar a integralidade entre técnica e qualidade.

O atendimento humanizado acontece quando há:

  • ética profissional;
  • tratamento individualizado;
  • cuidado realizado com empatia, atenção e acolhimento integral;
  • escuta atenta e diferenciada, com olhar sensível para as questões humanas;
  • respeito à intimidade e às diferenças;
  • comunicação eficiente que permite a troca de informações;
  • confiança, segurança e apoio;
  • infraestrutura adequada.
  • Familiares do paciente

A recuperação do paciente depende muito da companhia de seus familiares, amigos e entes próximos, pois ter essa companhia melhora a saúde mental. Por isso, mesmo que o hospital tenha regras de horários de visitação ou restrição de número de visitas, por exemplo, é essencial que os profissionais de saúde compreendam a necessidade do paciente ter um acompanhamento  contínuo para que sua melhora seja mais rápida e eficaz.A humanização no atendimento é uma necessidade que deve estar presente nas instituições de saúde, pois impacta diretamente no tratamento e recuperação do cliente.

Ter o suporte de uma equipe com estes princípios faz toda diferença na recuperação de um paciente em ambiente hospitalar ou residencial, os profissionais da inLife estão aptos a oferecer o melhor acompanhamento para idosos de forma humanizada.

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