Idosos e o cigarro.

Largar Cigarro Pode Ajudar Fumante Idoso a Viver Mais.

O tabagismo representa um importante acelerador do processo de envelhecimento, comprometendo não apenas a expectativa, mas a qualidade de vida também. Fumantes com idade superior a 50 anos apresentam maior dependência da nicotina, fumam há mais tempo e um maior número de cigarros, tendo mais problemas de saúde relacionados ao tabagismo, e dificuldade maior em parar de fumar.

As principais causas de morte por tabagismo são as doenças cardiovasculares, a doença pulmonar obstrutiva crônica e o câncer de pulmão. Atualmente, há uma série de estratégias farmacológicas e não-farmacológicas para o auxílio do abandono do tabagismo, que também podem ser uma alternativa para os idosos.

Porém, o desejo de parar de fumar é maior entre aqueles que reconhecem ser esse hábito prejudicial à saúde. Apesar de os benefícios, com a interrupção do hábito de fumar, serem maiores entre os mais jovens, o abandono do tabagismo, em qualquer idade, reduz o risco de morte e melhora a condição geral de saúde.

Como o dano causado pelo fumo é cumulativo, quanto mais tempo a pessoa fuma, maior o risco de desenvolver uma dessas doenças. E, quanto mais cedo a pessoa larga o cigarro, seu risco é mais reduzido.

Fumantes mais velhos estão menos propensos a largar o cigarro do que fumantes mais jovens. Entretanto, a boa notícia é que quando fumantes mais velhos tentam parar, eles tendem mais a se saírem bem, possivelmente porque eles também estão mais propensos a ter ajuda para parar de fumar.

Os padrões de morte relacionadas ao fumo mudam de acordo com a idade da pessoas. Entre pessoas com menos de 50 anos, a causa mais comum de morte relacionada ao fumo é doença cardíaca coronária, entretanto, entre 55 anos, o câncer de pulmão causa mais mortes.

Embora fumantes que largam o cigarro não possam reverter todo o dano que foi feito aos pulmões e ao sistema cardiovascular, o ato de parar de fumar reduz o risco de desenvolver e morrer de problemas relacionados ao fumo.

Fumantes mais velhos que largam o cigarro não irão ser tão favorecidos quanto fumantes mais jovens, mas eles irão se beneficiar.

A interrupção continua sendo a forma mais eficaz de alterar riscos de doenças desencadeadas pelo fumo em todas as idade.

Pare de fumar.

Gostou do artigo? Clique no botão abaixo e solicite uma avaliação gratuita.

Artigos relacionados:

Doença de Alzheimer

Ter um cuidador de idosos com Alzheimer pode trazer diversas vantagens tanto para o paciente quanto para sua família. O Alzheimer é uma doença progressiva

Leia mais »

Paralisia cerebral

A paralisia cerebral é uma condição neurológica que afeta a capacidade de movimento e coordenação do paciente. Isso pode tornar a vida diária um desafio,

Leia mais »

Parkinson

O Parkinson é uma doença neurológica crônica que afeta principalmente a coordenação motora e os movimentos do corpo. Pessoas que sofrem dessa doença podem apresentar

Leia mais »
Scroll to Top

Para conseguirmos realizar a avaliação, precisamos apenas algumas informações.